MISSÃO
A Hemeroteca do Museu Tipografia Pão de Santo Antônio tem sua missão fundada na salvaguarda e na divulgação dos exemplares dos jornais tipográficos Pão de Santo Antônio (1906-1933) e Voz de Diamantina (1936-1990). Os dois jornais – com periodicidade variável (semanal, quinzenal, mensal) e sensível aos fatores econômicos, sociais e políticos de cada momento histórico – testemunham a longa atividade editorial e tipográfica diamantinense, com destaque para a admirável persistência do modo de produção tipográfico na era do offset e da impressão digital.
Ao deslocarmos a atenção do modo de produção dos jornais para seus conteúdos, a riqueza desse patrimônio histórico ganha uma dimensão ainda maior. Os jornais da década de 30, por exemplo, trazem, com o sabor do prosaísmo local, a tensão estabelecida entre as conquistas sociais femininas e a resistência cultural e eclesiástica espelhada na linha editorial do periódico. Os reflexos das conjunturas políticas nacionais na vida cotidiana e na prática jornalística de Diamantina aparecem fortemente durante a Era Vargas, momento em que o jornal sofre perseguição política e enfrenta dificuldades de produção e circulação. E não poderíamos, é claro, deixar de citar a forma como a trajetória política de Juscelino Kubistchek é minuciosamente narrada na década de 50.
Enfim, o conteúdo destes documentos – seja sob a forma de uma literatura de costumes, retrato do cotidiano do passado, seja sob a forma de um jornalismo político-ideológico, olhar local de uma dimensão nacional – possui grande relevância histórica, social e cultural.